ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas

Congresso 2014:

Prezados colegas,

A ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas e a ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural tem a honra de anunciar a realização, em parceria entre as duas entidades, a realização do VII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas.

A ABPE, é uma Associação fundada em 21 de Julho de 1954, na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, antiga Escola Politécnica do Rio de Janeiro e atual Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro.

A ABPE constitui o Grupo Brasileiro da IABSE – International Association for Bridge and Structural Engineering, entidade de âmbito internacional, com sede em Zürich, Suíça, e com estes mesmos objetivos.

A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é a entidade de classe que reúne e representa o setor no País, defendendo seus interesses perante a categoria, os poderes constituídos e a sociedade.
Sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 17 de outubro de 1994, conta com associados da área de projetos estruturais de diversos Estados, congregando profissionais que movimentam mais de 80% das transações comerciais, em valor financeiro, relacionados ao ramo de projetos de Engenharia Estrutural e Consultoria Estrutural.
A meta principal da ABECE é a valorização da profissão, fazendo com que a cadeia produtiva reconheça o projeto como um negócio, buscando o perfeito entendimento das necessidades dos contratantes e visando o justo retorno e consideração pelos serviços prestados por seus associados.

No evento estaremos homenageando a Ponte Presidente Costa e Silva, ou simplesmente Ponte Rio-Niterói, que liga os dois municípios desde 1974, e que estará comemorando 40 anos de existência em 2014.
A ABPE e a ABECE não poderiam deixar de comemorar este aniversário especial deste marco da engenharia nacional, com seus 13 Km de extensão, e 72 metros de altura no trecho do vão central. As estatísticas produzidas pela concessionária da Ponte, informam que desde a sua inauguração já passaram por ela mais de 1 bilhão e meio de veículos.

Ainda é uma construção superlativa: uma das maiores pontes do mundo em volume espacial (área construída), a maior estrutura protendida das Américas (centenas de quilômetros de cabos de aço protendidos no interior da estrutura), o maior vão em viga reta construído pelo homem (o vão central de 300 metros de comprimento). Poucos trechos rodoviários no mundo possuem tanta tecnologia e equipamentos de sinalização e controle de tráfego concentrados em apenas 13 quilômetros como na Ponte Rio-Niterói.

A Ponte continua sendo uma referência nacional e internacional em nossa área de atuação, suscitando novas pesquisas e projetos em renomadas instituições e estará servindo de grande inspiração para este evento.

O VII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas pretende divulgar trabalhos de pesquisa e de aplicação. Está aberto a todos os profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia que queiram inovar, discutir e atualizar conhecimentos na área de Estruturas.

Nesse contexto, o temário do evento estará contemplando as áreas específicas:

Projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de Pontes, Estádios, Edifícios, Indústrias, Metropolitanos, Portos, Barragens, Plataformas Offshore, Aerogeradores e Fundações.
Normatização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de Concreto Armado e Protendido, Metálicas, Madeira, Alvenaria e Materiais Avançados.

Sejam Bem-Vindos à Cidade Maravilhosa!

Sergio Hampshire C. Santos
Presidente da ABPE

Suely Bacchereti Bueno
Presidente da ABECE



COMISSÃO ORGANIZADORA:

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas
Caio Luiz de Souza Bastos
Carlos Henrique P.Siqueira
Elaine C. Maroni Silva
Eneida Almeida Nascimento de Moraes
Enio Canavello Barbosa
Gilberto M.Barbosa do Valle
Gilson Louro Marchesini
Guilherme Covas
Jefferson Dias de Souza Junior
João Alberto de Abreu Vendramini
João Luiz Zattarelli
José Luiz V.C. Varela
José Martins Laginha Neto
Roberto Dias Leme
Sergio Hampshire de Carvalho Santos
Silvio de Souza Lima
Suely Bacchereti Bueno
Thomas Garcia Carmona
Ubirajara Ferreira da Silva


REALIZAÇÃO:



PATROCÍNIO:



Filiada ao: IABSE