ABPE
ABPE Associação Brasileira de Pontes e Estruturas

Parcerias:

A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e a ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) vêm há algum tempo estreitando relacionamento através da promoção de atividades e eventos conjuntos, como o tradicional Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, sendo uma edição realizada em São Paulo (SP) e outra no Rio de Janeiro (RJ).

Para selar ainda mais a parceria, as duas instituições assinaram recentemente um convênio de colaboração técnica no que se refere às publicações técnicas, organização de eventos, participação e coordenação de comitês de normalização, divulgação de conhecimento e atuação em empreendimentos de pontes e infraestrutura, visando sempre a troca de benefícios para as entidades e seus associados.

Resultante deste convênio foi criada uma Diretoria de Pontes e Infraestrutura constituída pela ABECE sob a responsabilidade da ABPE. O diretor nomeado para esta função é o eng. João Luís Casagrande que, entre suas funções, será um dos representantes do Brasil na IABSE (International Associationof Bridges and Structural Engineering).

Como parte das atividades de colaboração e cooperação constantes no convênio, os associados da ABPE passarão a gozar de todos os benefícios da ABECE, inclusive ter acesso às publicações técnicas que foram disponibilizadas pelos delegados representantes do convênio ABECE/ABCIC na FIB (Fédéracion Internationale dubéton). Da mesma forma, todos os associados da ABECE passarão a gozar dos benefícios da ABPE.

Os eventos da regional da ABECE no Rio de Janeiro, bem como da Comissão de Pontes e Estruturas, deverão ser organizados em conjunto com a ABPE sob responsabilidade da Diretoria Regional do Rio de Janeiro da ABECE.

A revista eletrônica da ABPE “Engenharia, Estudo e Pesquisa” passa ser a Revista Técnica da ABPE/ABECE com conteúdo absolutamente técnico, integrando os “e-Artigos” da ABECE que passam a concentrar os textos ligados à engenharia de estruturas e serão disponibilizados para todos os associados em nível nacional.

O associado da ABECE, acadêmico ou não, poderá enviar o seu artigo técnico para ser publicado na próxima edição que circulará em Junho/16, sendo que representantes da ABECE e da ABPE validarão o conteúdo do material a fim de dar credibilidade a tudo que for veiculado.



Definição de A.R.T.:

A.R.T. não é apenas uma obrigação legal para todos os profissionais vinculados ao Crea. A Anotação de Responsabilidade Técnica valoriza o exercício profissional, confere legitimidade documental e assegura, com fé pública, a autoria e os limites da responsabilidade e participação técnica em cada obra ou serviço.

Gera as garantias jurídicas de um contrato. Com o registro da A.R.T., todo profissional constrói seu Acervo Técnico. Esse documento é o espelho de suas realizações, de sua carreira. Tem efeito legal; é indispensável em licitações e representa um grande diferencial de sucesso individual.

Empresas e profissionais são distinguidos no mercado quando comprovam atividades técnicas de que participaram quando apresentam seu Atestado de Acervo Técnico. A.R.T. online – no site do Crea-RJ, a situação cadastral de profissionais e empresas registrados pode ser conferida e, em caso de necessidade, todo procedimento para a emissão da A.R.T. pode ser feito de maneira simples e em poucos minutos, da residência ou escritório, através da A.R.T. eletrônica, pela Internet.
Quando preencher sua ART não se esqueça de lançar, no Campo 6 - Código da Entidade de Classe - o Código 5, que corresponde à ABPE.

Desta forma são gerados recursos (10% do valor da ART) que retornarão à ABPE para desenvolvermos atividades de apoio à nossa classe".